Faia(quedas)da Água Alta - Bemposta - Mogadouro - Parque Natural do Douro Internacional

 

 

BEMPOSTA

FAIA  D´ÁGUA ALTA

A sua beleza natural, surpreende pela sua grandiosidade. É visita turística obrigatória.

 

CAMINHO

Hoje existe um caminho a partir de Lamoso,  o que tornou mais facilitada a sua visita. O trajecto a pé ou de viatura, (jip) a partir da Páscoa é mais  fácil, face às condições do terreno.

A ribeira de Lamoso, quando o seu caudal transporta bastante água, proporciona uma beleza impressionante quando se precipita de uma altura de 60 metros, por 10 metros de largura, do cimo de uma fraga, conhecida por “Faia d’Água Alta”, para a ribeira de Bemposta. A penedia, no meio da sua elevação, apresenta um caminho por onde passam homens e gado, sem risco de se molharem.

 

    

Faia do Cuco

Património Geológico U.M.

Patri.Geológico Transfronteiriço

 

 O filme mostra a paisagem, depois da visita, seguindo agora a ribeira de Bemposta, uma das zonas mais bonitas da aldeia, podemos acompanhar as suas águas límpidas que correm, ou em quedas frequentes, murmurando entre as rochas, ou silenciosamente nas zonas planas entre arbustos, amieiros,  salgueiros, e freixos, ou passando através de gargantas profundas e agrestes, vão por fim depositar-se no rio Douro, (Rebofa). 

      Por existirem aqui condições óptimas de alimentação, várias espécies tomaram-na como seu habitat. Dessas são de realçar, nas águas calmas, lontras, mergulhões, várias espécies de patos, cágados, rãs, sanguessugas, alfaiates, lapas e pequenos peixes conhecidos por “rainhas” ou xardas. Podemos ainda encontrar, raposas, garças cinzentas e até aves de rapina.

 

[Página Principal]