Trilhas de interpretação da natureza em Bemposta - Mogadouro - Parque Natural do Douro Internacional

BEMPOSTA

Trilhas da Natureza
(Trilhas percorridas pelo autor)

Percurso histórico

Visitas ás Quedas da Faia da Água Alta

Início junto à escola do 1º ciclo. Saída em frente para o pelourinho pelas Eiras de Baixo a caminho das vinhas, descida para a ribeira, e subida para a faia da Água Alta.  A partir daqui toma-se o caminho para o lugar de Lamoso. Aqui entra-se na antiga estrada para Bemposta pela ponte sobre a ribeira. Os caminhos são de terra.

Duração uma tarde.

Visitas ás Quedas da Faia da Água Alta e foz da Ribeira de Bemposta, no Douro

Ver Filme completo

Início junto à escola do 1º ciclo. Bemposta, passagem por Lamoso, visita ás Quedas, descida acompanhando o curso da ribeira pelo lado de Lamoso e Peredo de Bemposta (lado direito). Antes de chegar à foz atravessa-se para o lado de Bemposta (lado esquerdo). Já na foz e junto ao rio Douro existe um areal onde se pode acampar. De seguida faz-se a subida para a aldeia, tomando como orientação uma casa em ruínas, logo acima da foz. A partir da casa parte um caminho de terra entre matas, vinhas e olivais que leva até à aldeia. Esta vê-se ao longe e serve de orientação.

A ribeira de Lamoso, quando o seu caudal transporta bastante água, proporciona uma beleza impressionante quando se precipita de uma altura de 35 metros, por 10 metros de largura, do cimo de uma fraga, conhecida por “Faia d’Água Alta”, para a ribeira de Bemposta A penedia, no meio da sua elevação, apresenta um caminho por onde passam homens e gado, sem risco de se molharem.

Hoje existe um caminho a partir de Lamoso,  o que tornou mais facilitada a sua visita.

O trajecto a pé ou de viatura, a partir da Páscoa é mais  fácil, face às condições do terreno.

Depois da sua visita e seguindo agora a ribeira de Bemposta, uma das zonas mais bonitas da aldeia, podemos acompanhar as suas águas límpidas que correm, ou em quedas frequentes, murmurando entre as rochas, ou silenciosamente nas zonas planas entre arbustos, amieiros,  salgueiros, e freixos, ou passando através de gargantas profundas e agrestes, vão por fim depositar-se no rio Douro, (Rebofa). Por existirem aqui condições óptimas de alimentação, várias espécies tomaram-na como seu habitat. Dessas são de realçar, nas águas calmas, lontras, mergulhões, várias espécies de patos, cágados, rãs, sanguessugas, alfaiates, lapas e pequenos peixes conhecidos por “rainhas” ou xardas. Podemos ainda encontrar, raposas, garças cinzentas e até aves de rapina.

Duração 1 dia, mas aconselho dois dias.

Trilha Ambiental- Matas, vinhas, olivais e Margens do Douro

Início junto à escola do 1º ciclo. Bemposta, saída para o caminho das vinhas e entrada no quarto caminho à esquerda, depois de um cruzeiro do mesmo lado, em granito. Descida íngreme entre vinhas, olivais e matas, em caminho de terra até às margens do Douro. Nesse entroncamento volta-se à direita. Aí existe outro caminho, que segue para a direita e sem saída a acerca de 100 metros do rio. No final deste troço volta-se novamente ao entroncamento e agora volta-se esquerda. Este novo troço acompanha o rio a cerca de 50 metros do rio. Já muito perto da barragem aparece um caminho à esquerda a subir que irá ligar a novo caminho paralelo ao percorrido mas a cerca de 300 metros do rio, a meia encosta, volta-se à esquerda. Este vai ligar novamente ao entroncamento. Aqui vamos subir de regresso a aldeia pelo mesmo caminho feito. Duração 1 dia.

Ver todos os dados sobre o percurso

Percurso histórico

Ver todos os dados sobre o percurso incluindo Link com apresentação da aldeia e video youtube sobre a história de Bemposta