Lamoso - Bemposta - Parque Natural do Douro Internacional

 

BEMPOSTA

PauliteirosPelourinhoChocalheiroCastro OleirosPinturas RenascentistasFaia da Água Alta e do CucoReserva BotânicaTradiçõesÚltimas Imprensa

 

LAMOSO

 Lamoso, está situada entre Tó e Bemposta, à longitude  de -6,52 W, e à de latitude 41,31 N, na margem esquerda da ribeira do seu nome, em terreno acidentado, como, de resto, todo o terreno da povoação. É habitada por poucas pessoas e ainda mantém o seu aspecto de ruralidade, é um centro de agricultura, da qual vivem os seus habitantes. Esta aldeia tem estado, desde sempre, anexa a Bemposta, da qual dista 2,5 km, sendo-lhe equiparada na configuração dos terrenos e na produção dos géneros. Lamoso também colhe bastante trigo, centeio, cevada, batata, hortaliça, fruta, azeite, etc. Cria gado lanígero e bovino.

     Perto da aldeia há uma nascente de excelente água potável.

     A ribeira de Lamoso, quando o seu caudal transporta bastante água, proporciona uma beleza impressionante quando se precipita de uma altura de 35 metros, por 10 metros de largura, do cimo de uma fraga, conhecida por “Faia d’Água Alta”. A penedia, no meio da sua elevação, apresenta um caminho por onde passam homens e gado, sem risco de se molharem.

O caminho aberto a partir da aldeia tornou agora mais facilitada a sua visita.

   Segundo o Abade Baçal,  existe no sítio chamado “ Caminho de Lamoso” uma fraga (Fraga do Campanário) onde está gravado “ o campanário de uma igreja com os respectivos sinos e outras figuras.


O Amilcar Silva, de Lamoso, passou por Angola e agora pelo Brasil e, tem-se dedicado como poeta amador a escrever  a sua vivência e saudade, da sua terra e por onde tem passado.  (ver)

[ Home Bemposta ]